PODCAFÉ DA TI
Aqui você encontrará um bate-papo informal entre profissionais de TI e convidados das mais diversas áreas tratando temas quentes com muito bom humor. Se você é apreciador (ou não) de um belo cafezinho, com certeza vai curtir esse bate papo. Uma forma descontraída e agradável de se informar e manter-se atualizado com as principais questões da gestão de tecnologia. Nossos hosts Gomes, Mr. Anderson e Dyogo Junqueira nos conduzem através deste podcast, sentados em torno desta mesa virtual, tentando reproduzir o prazer daquela conversa inteligente acompanhada pelo cafezinho da tarde, vez ou outra deslizando para uma mesa de bar, afinal ninguém é de ferro. Feito pra te acompanhar na estrada, no metrô na academia ou onde mais quiser nos levar, colocamos o “Pod” no seu café! Pode desfrutar, pois foi feito pra você!
PODCAFÉ DA TI
Gabs Ferreira - Trailer
No próximo episódio do PodCafé da TI, vamos mergulhar no universo da tecnologia com Gabs Ferreira, Lead Developer Advocate na Meteor Software. Ele compartilha suas reflexões francas sobre os desafios enfrentados pelas empresas no dia a dia.
Gabs também enfatiza que, mais do que a primeira linguagem de programação que você aprende, o crucial é compreender os processos e estar atento à evolução do setor tecnológico.
Não perca! Novo episódio dia 09/07, disponível no YouTube e em todas as plataformas digitais.
PodCafé da TI é um podcast da onde Mr Anderson, Guilherme Gomes e Dyogo Junqueira, recebem convidados para falar de uma forma descontraída sobre Tecnologia, Segurança e muito mais.
O que é o Café da PE 5ª temporada. Hoje tem café, pode café?
Speaker 1:Pode café? Pra nós é um prazer receber o convidado de hoje. Sei que precisa de apresentação, mas vou deixar ele mesmo se apresentar.
Speaker 2:Obrigado pelo convite, galera Gabs Ferreira. Eu sou profissional de DevRel e criador de coisas E espero aprender alguma coisa com vocês aqui hoje, porque eu tô voltando a programar nesse momento.
Speaker 1:Sensacional, cara. Pra quem não te conhece ainda, me ajuda aí a contar pra galera um pouco da sua trajetória. Como é que você começou nesse mundo da tecnologia, esse mundo de programação, de criação de conteúdo? né, cara. Então você esteve aí fazendo podcast há muito tempo, na frente do Hipster, na frente de outros podcasts, agora o seu próprio, né, e tem uma trajetória maravilhosa. Todo mundo acho que te conhece aí já no meio. Tenho certeza que a galera que está sintonizada com a gente aqui deve tá ligada e plugada. Mas conta um pouco pra gente como tudo começou, cara.
Speaker 2:Tá, comecei minha carreira como desenvolvedor em 2007,. Trabalhei em várias empresas diferentes aqui em São Paulo, maior parte com desenvolvimento Java e NET, e eu fui parar na Caelum, que era Conhece a Caelum. Caelum foi a primeira escola do Grupo Alura, que a gente chama né. Então eu fiquei lá na Caelum um tempinho dando aula. Entrei como instrutor, apesar de nunca ter dado aula na vida, mas foi um ponto de virada na minha carreira, ali, quando eu me envolvi com educação e com comunidade e eu criei meu blog em 2015, meu primeiro blog e comecei a escrever. E foi nesse momento que eu comecei a me envolver mais com esse tipo de trabalho. E aí a Lura estava começando, era bem pequena ainda e a gente não tinha quem cuidasse de marketing, de e-mail, de rede social, e eu fui pegando isso e me envolvendo cada vez mais nesse universo. E aí por um tempo eu falei tá, beleza, agora eu não programo mais, eu não dou mais aula, eu sou do marketing. Eu sou do marketing, então eu sou marqueteiro, é isso que eu sou. E eu comecei a fazer envolver em eventos de marketing, ir nos eventos de agência de publicidade e conhecer publicitários e marqueteiros.
Speaker 2:E eu falei cara pera, mas não é isso né. E aí eu voltei, eu dei um passo para trás para tentar entender o que era aquele trabalho que eu estava fazendo. E aí eu descobri uma área dentro de tecnologia que o pessoal chama de DevRel, abreviação para Developer Relations, que é basicamente trabalho de marketing, mas para desenvolvedores e mais focado em conteúdo e relacionamento. E aí, quando eu descobri isso, eu fui direcionando minha carreira mais para esse sentido e entenderam melhor que era isso que eu estava fazendo. E aí dentro do Grupo Alura, nos oito anos que eu fiquei lá, fui host do hipsterstech, dos episódios que a gente ia gravar empresas com cases de tecnologia.
Speaker 2:Era eu e o Alberto Souza era o Hipsters on the Road. Mas eu tô envolvido no Hipsters desde o começo, eu que revisava os episódios, eu que publicava, eu que tava sempre colocando os links lá e procurando pauta, junto com o Paulo tava lá o tempo inteiro. E depois disso do Hipsters eu fui host também do Carreira Sem Fronteiras que virou Dev Sem Fr. Fazem mais todo tipo de conteúdo audiovisual, tanto vídeo, quanto podcast, quanto blog. Eu me envolvi lá dentro organização de evento e por aí vai. Saí de lá em 2000 e 22 pra trabalhar com o meu filho pode café da PE, quinta temporada. Hoje tem café, pode café, pode café, pode café.